quarta-feira, 25 de maio de 2011

Philippe Dudouit nasceu em 1977, na Suíça. Ele se formou na Escola Vevey de Fotografia (Vevey School of Photography) na Suíça em 2000. Ele ganhou o segundo lugar no Swiss Press Photo de 2003. Em 2004, recebeu o KieferHablitzel Art Award e, em 2005, foi convidado para participar no World Press Photo Joop Swart Masterclass. Ele também foi premiado no concurso World Press Photo em 2008.
As obras de Dudoit fizeram parte de várias exibições, como o Press Photo, Swiss Art Award, o Resfest Festival Swiss Selection, o Hip-Hop Film Festival em Berlim, o Wordless Festival em Zurique, o Copenhagen International Documentary Film Festival e uma exibição de classe mestre (master class exhibition) no World Press Photo.
Foto de soldado no Irã.
Exército no Irã.

Miguel Lopes Barreira por André Gandelmam Bovolini nº5 8A

Miguel Lopes Barreira nasceu em Lisboa, Portugal, e hoje tem 33 anos. Hoje ele é um repórter fotográfico, porém ele estudou fotografia pela primeira vez no Instituto Português de Fotografia, trabalho no como fotógrafo proficional no Jornal de Negócios e hoje trabalha na Record.


Seu trabalho mais famoso até agora é uma foto tirada durante uma competição de bodyboard na praia de Nazaré, onde podemos ver Jaime Jesus numa manobra aérea espetacular momentos antes de cair no meio do turbilhão provocado pela rebentação de uma onda de 4 metros. Essa mesma foto recebeu o prêmio de terceiro lugar na  edição do World Press Photo 2007.

Fontes:
http://sites.google.com/site/7e5histfoto/miguel-lopes-barreira e http://7f5histfoto.wetpaint.com/page/Biografia+de+Miguel+Lopes+Barreira

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fernando Donasci- Victor nº31

Fernando Donasci, nasceu em São Paulo no dia 18 de dezembro de 1982. Começou a fotografar com 13 anos de idade e tornou-se repórter fotográfico em 1998 com passagens  como freelancer para as  agências de noticias como Futura Press, Copephoto e EFE e trabalhou no jornal "Diário de São Paulo" até chegar na" Folha" em 2010.
Ele já ganhou 2 prêmios Folha de Jornalismo. Em 2005 ganhou com a foto de um guarda esquentando cola para um menino no centro da São Paulo. Ele relata que ficou uma semana de plantão em um terraço para obter esta foto. Em 2006 com uma reportagem fotográfica com os índios de nambiquaras publicada no caderno "Mais". Fernando Donasci conviveu com os nóias do craque na cracolândia, centro de São Paulo e suas fotos apareceram em ensaio fotográfico sobre drogas em 2010. Exemplo da foto abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u575725.shtml
http://www.folhapress.com.br/web/galeria/fotografo.php?cd_galr=174
http://m.estadao.com.br/noticias/cidades,agencia-internacional-faz-ensaio-de-fotos-sobre-a-cracolandia,553523.htm
http://colunas.epocasp.globo.com/centroavante/2010/06/08/cracolandia-legalizacao-para-coibir-o-vicio/

Fei Maohua

Fei Maohua nas olimpíadas da China
                Fei Maohua nasceu no sudoeste da China numa cidade chamada Kunming em 1974. Esse renomado fotógrafo estudou jornalismo na Universidade de Comunicação da China de 1992 até 1996. Trabalhou como jornalista televisivo no departamento de áudio-video da Agência de Notícias Xinhua (audio-video department of Xinhua News Agency). Ele foi designado à matriz da Xinhua's African que fica na cidade de Nairobi,em Kenya, em 2003, como um dos primeiros grupos dos jornalistas televisivos de Xinhua a ser baseado no estrangeiro.Inspirado na natureza do Kenya, ele se tornou interessado em fotografia, e desde então se tronou maravilhado no mundo da fotografia. Após ter terminado seu mandato no Kenya, no começo de 2005, Fei retornou à Beijing e se mudou para a seção de fotografia de Xinhua. Meses depois,  Fei decidiu ser fotojornalista esportivo e assim fotografou as olimpíadas da China em 2008. Anos depois, Fei Maohua foi escolhido o melhor fotojornalista de esportes de 2008 e 2009.
http://8c5grupodeestudos.blogspot.com/2011/05/fei-maohua-luiz-felipe-seraphim-n24-8c.html
http://sites.google.com/site/7e5histfoto/fei-maohua-1
http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_contact&task=view&contact_id=514&type=gallery&Itemid=
|Foto do fotógrafo Fei Maohua tirada durante a NBA na China em 2010

Foto de Fei Maohua na Olímpiada em 2008

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sebastião Salgado- Arthur Colucci Gascon n °07 8A



Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome Trabalhadores rurais, um feito monumental que confirmou sua reputação como fotodocumentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamado internacionalmente.

(foto de pessoas em extremas condições retratadas por Sebastião Salgado)



(Criança em exodo rural)
                                         

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Salgado (wikipédia)